13 Dezembro 2011 49 Comments

A Morte… Não é Nada

 

” Santo Agostinho ”

“A morte não é nada.
Eu somente passei
para o outro lado do Caminho.

Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês,
eu continuarei sendo.

Me dêem o nome
que vocês sempre me deram,
falem comigo
como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo
no mundo das criaturas,
eu estou vivendo
no mundo do Criador.

Não utilizem um tom solene
ou triste, continuem a rir
daquilo que nos fazia rir juntos.

Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.

Que meu nome seja pronunciado
como sempre foi,
sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra
ou tristeza.

A vida significa tudo
o que ela sempre significou,
o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora
de seus pensamentos,
agora que estou apenas fora
de suas vistas?

Eu não estou longe,
apenas estou
do outro lado do Caminho…

Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua, linda e bela
como sempre foi.”

Tags:
  • Layne095

    Excelente!

    • Misoesgo

      O meu Pais faleceu a cinco meses no dia 06/10/ 2012..foi bastante dificil aceitar , mesmo careditando como acredito na Doutrina espirita e sabendo que ele está vivo em Espirito lá em algum lugar do mundo de Deus,o mundo espíritual, mesmo assim custa aceitar quando vejo o nicho, as flores que ficaram para adornar o corpo..e minha mãe inconsolável que não queria mais viver..não foi nada facil convencé-la, mas mesmo assim acho que Deus me deu muita força, e consegui ajudar a melhorar o estado de espirito de minha mãe, e por outro lado me deu tempo de aceitar o fato que meu pai já não estava mais com a gente não do jeito como a gente gostaria, mas ele ficou na lembrança e no coração, as vezes tenho sonhos com ele, mas o vejo tranquilo, e isso me faz acreditar que ele está bem, não o vejo triste , abalado ou de alguma forma que me faça acreditar o contrario..então começo a acreditar que ele esta bem lá no mundo espiritual, e que ele estará aprendendo as verdades de Deus que aqui talvéz ele não conseguiu aprender :) Sempre peço a Deus por ele, para que ele esteja feliz e esteja aprendendo coisas boas por lá, e nos continuamos do lado de cá, com nossas vidas e tendo a fé que um dia nos econtraremos de novo, com a graça de Deus .

  • http://www.facebook.com/people/Dothy-Medeiros/1825797374 Dothy Medeiros

    Olá Layne… Agradecemos sua presença ao Blog Espirita. Abraços

  • Anónimo

    AAdorei a mensagem.Linda mesmo.

  • Quelbone

    excelente magnifica a mensage m

  • http://www.facebook.com/people/Jose-Sobral-Ribeiro/100001346231359 Jose Sobral Ribeiro

    Bem se sabe, nos Seminários que Agostinho tinha razão no que disse por escrito,porém, de modo diverso o querem compreender e de modo diverso ensinar, intrepertando de modo a induzir não a reencarnação, mas coisa diversa….

  • Madalena_1608

    Sempre que leio esta linda mensagem de Santo Agostinho minha alma fica feliz ao imaginar que reencontrarei os meus mais queridos, que estamos vivendo uma experiência aqui, mas nossa verdadeira vida é em outro plano. E nesta hora o medo e a angustia dão lugar a esperança.

  • Genival Serra

    Deve ser bacana você conhecer o outro lado da vida. Eu queria ser vidente para ver, ouvir e conversar com os espíritos. Adorei a mensagem.

  • Jocineide assis

    A vida continua para quem vai e para quem fica

  • Leloalmeida

    Belíssima mensagem.

    Poucas palavras dizem tudo!

    Abraços a todos

  • Sannybrito

    Linda mensagem, dificil é conseguir segui-la quando se perde quatro entes de uma vez.As vzes questiono a Deus se essa tragedia foi escolhida antes delas reencarnarem.A saudade doi.

  • Rodrigo Fagundes

    Muito lindo vosso trabalho, os organizadores do blog estão de parabéns!

  • http://www.facebook.com/people/Dothy-Medeiros/1825797374 Dothy Medeiros

    Queridos amigos… Agradecemos a presença de todos vocês aqui no Blog Espirita e por compartilharem seus depoimentos sobre esta linda e esclarecedora mensagem. Abraços a todos

  • Douglas Lauar

    Como é grande o amor do GRANDE ESPIRITO (DEUS), criador de tudo que existe. Tudo é equilibrio, quando passamos para o outro plano, iremos nos encontrarmos com quem já nos precedeu, e quando vem alguem do outro lado, aqui vem encontrar-nos ou seja matar a saudade. Vejam o quanto é interessante nascer e falecer: quando se desencarna choramos com saudade de quem vai, e quando nasce um bebe, aqui sorrimos de alegria, pela chegada, mas quem estar no outro lado fica a saudade de quem veio.

    • http://www.facebook.com/people/Dothy-Medeiros/1825797374 Dothy Medeiros

      Olá Douglas… Agradecemos sua visita e por compartilhar seu depoimento sobre esta importante mensagem.Bondade divina, nos conceder várias encarnações Abraços

  • Davidrefrigeracao

    que bom seria se todos acreditassem que a vida continua ,talvez procuravam errar menos e amar mais seus semelhantes

    • http://www.facebook.com/people/Dothy-Medeiros/1825797374 Dothy Medeiros

      Olá David.. Agradecemos sua presença ao Blog Espirita e por compartilhar sua opinião sobre esta esclarecedora mensagem. Abraços

  • Carlos Magno

    A morte realmente nada mais é do que o inicio da verdadeira vida – a vida espiritual. É o nosso retorno à patria eterna, uma vez que aqui estamos apenas de passagem para repararmos os nossos erros, resgatarmos as nossas dividas ou expiarmos os nossos karmas, com a finalidade única de alcançarmos a perfeição, aquela para a qual Deus nos criou. Pena que muitos não entendem assim e continuam presos ao materialismo terreno que a nada os conduzirão, exceto à dor e ao sofrimento, isto até que um dia despertem para as verdades eternas e alcem voos aos planos espirituais mais elevados.

    • Kcmara

      A cada mensagem que leio entendo e compreendo perfeitamente o que a doutrina prega;no entanto meus amigos existe um sentimento que se chama “saudade” que nos machuca muito e nada a preenche,apenas uma prece alivia aquele momento;mas agradeço a mensagem ;é belíssima e nos deixa alimentados de esperança para um reencontro mais tarde… quem sabe… Muita Paz e Luz!

  • http://www.facebook.com/people/Dothy-Medeiros/1825797374 Dothy Medeiros

    Queridos amigos, agradecemos a visita de todos a esta linda e esclarecedora mensagem.. como afirma Santo Agostinho, a morte não é nada. Abraços

  • Marlenefloripa

    Interessante, isto é o que sempre pensei e senti!

  • Carolluizaccosta

    Saudades de quem se foi…mas me conforta ler: “Eu não estou longe,
    apenas estou do outro lado do Caminho”.

    Abraços,

  • Limaciuffo

    Não conhecia esta mensagem, e realmente é muito linda… Saudades me deu de meu pai, avó, avô, meu afilhado Davi que nem o conheci (viveu apenas 30 e poucos minutos) e muitos amigos e parentes que já partiram, um dia sei que irei encontrá-los…abraços.

  • Paulo

    Muito edificante.

  • Wolneycq

    Meu pai que tanto amo, voltou pouco tempo…tenho saudades e é muita, mas para não sofrer e levar esse sofrimento ao meu pai, prefiro substituir por sentimento de gratidão, grato a Deus, grato a Jesus e grato ao meu pai!
    Logo estaremos juntos isso é o que importa!

    • http://www.facebook.com/people/Dothy-Medeiros/1825797374 Dothy Medeiros

      Olá Wolneycq, agradecemos a presença e depoimento a esta mensagem. Sabemos a esta separação é dolorosa para muito. Mas sabemos que teu pai está amparado. Abraços

    • Rose

      ola Wolneycq…. estamos no mesmo barco… também perdiu meu amado pai a quase 5 meses…. estou aprendendo a viver esta nova realidade muito dura… meu pai tudo pra mim… era um grande amigo, confidente, e um ótimo conselheiro, sinto falta das nossas conversas, sinto mais por ter morrido tão jovem apenas 57 anos, ele era um visionário, fez coisas que vão refleter na minha durante toda a minha existencia….

      abraços fraternos

      • http://www.facebook.com/people/Dothy-Medeiros/1825797374 Dothy Medeiros

        Ola amiga Rose, agradecemos a visita e contribuição de apoio a esta escalrecedora mensagem. Abraços

  • Jailma

    Santo Agostinho!! Até entendo sua mensagem! Entendo os ensinamentos que que o Espiritismo nos dá à respeito. Mas, saudades doi demais e machuca muito. Meu neto de 25 anos retornou para o outro lado do caminho há 50 dias!Impossível não lembrar dele com frequencia! Para nós que ficamos, a vida continua. E a dele? Como estará?

    • http://www.facebook.com/people/Dothy-Medeiros/1825797374 Dothy Medeiros

      Olá Jalima, agradecemos a presença a esta linda mensagem. A saudade é normal. A vida dele continua também e ninguém fica desamparado no mundo espiritual, envolva eme sempre em preces para que ele sinta bem estar e melhoras. Abraços

  • Ivone

    Lindíssimo!!!

  • Ilean Kalil

    A Morte, quanta dor e desalento nos traz, meu querido filho se foi; mas amparada pela realidade e fé espirita, consigo viver essa certeza que ele esta por perto,sinto sua presença e vivo a esperança de poder reencontrá-lo no mundo espiritual, rogo ao Pai que o ampare e permita-lhe novas oportunidades de resgate e evolução, que eu possa novamente fazer parte de sua história, Deus te abençoe filho, te amo para sempre.

    • http://www.facebook.com/people/Dothy-Medeiros/1825797374 Dothy Medeiros

      Olá Ilean Kalil, agradecemos a mensagem e contribuição com seu depoimento. Deus sempre ampara a todos os seus filhos. Seu filhinho continua do outro lado da vida e dia chegará que estarão juntos. Abraços

    • marilene dalligna

      Ilean,você não está sozinho nesta triste caminhada.Também entreguei meu filho a Deus com 23 anos.Só a doutrina Espirita me fez compreender .Pois sabemos q Deus nos dá diamantes para nós polirmos q são nossos filhos .Quando eles estão prontos se Deus quer eles devolta temos q entregar. Que Deus nos de muinta força .Que Assin Seja sua vontade.

      • dapaz

        também perdi meu filho com 35 anos, sinto tanta saudade que doi meu coração, mais espero que logo iremos nos encontrar,acho que dor maior não possa existir a perda de um filho , fiquem na paz.

  • fmmb

    Santo agostinho era, então, um céptico. A mensagem só corrobora a Vida «de lá». Eu creio em Deus, em Jesus, no Divino Espírito Santo e nos santos que me valem tanta vez. Antes de qualquer religião, está Deus e Jesus, e digo que tenho fé. E tenho, mas não é sequer do tamanho do grão de mostarda, pois se fosse, eu não sofreria como sofro com a partida de meu pai, em janeiro 2012, nem com a partida de minha mãe, em OUt2005. Deveria, até estar feliz pois do «lado de lá», estão aqueles que orientam para Luz perpétua. Todavia, apesar de tudo, a minha imperfeição é tal que choro, lamento e esmago a minha alma com culpas. Chegamos a um ponto em que nos cansamos de sofrer com a partida deles, e resta em simultãneo a saudade com a zanga e o nosso egoismo, porque os queremos ver Já e isso não é possível.
    Distraio-me com outras situações – problema, atenta a minha profissão, mas concluo que, afinal, andamos aqui a lutar por bens materiais, vaidades físicas e outras, e NADA disso conta, mas conta a gula, a ganância, a inveja, a palavra exaltada, o não conseguir carregar a cruz da vida, todas essas coisas que alguns tentam combater com medicamentos e outros bens materiais. A dívida só aumenta perante Deus e ela tem de ser paga.

    Na verdade, quando os nossos entes partem e nos apercebemos da falta que nos fazem e podemos avaliar na devida medida o nosso real egoismo, é que vemos ou nos apercebemos do tamanho da nossa fé. Sei exactamente quando está alguém por perto, os ditos «menores» que enfocam em nos deprimirem, e digo-vos que a luta é tal, que é preciso na verdade guerrear com tais energias.

    Farta de pancadas na parede, nos móveis, avisando que vem «chatice por aí» e outras coisas que me escuso de dizer mas que não temendo, respeito pela força que têm e nos pode derrubar, se realmente não vigiarmos, ora nos instruindo ora rezando ora implorando e louvando a Deus, que é Pai celeste e nos ajuda. Que seria de mim sem Ele?
    Obrigada

  • Lulu_nete

    Sabe perdi meu filho de 19 anos,no dia 04 de junho 2012,esta muito dificil para mim,mas essa mensagem me deixou menos triste,mais estou pedindo a deus para me confortar e a todos que o amavam

    • Escritora Dothy

      Olá Lulu, agradecemos a presença e participação a esta esclarecedora mensagem. Abraços

  • Sol_nobori

    Eh maravilhoso…amei…Obrigado por existirem

  • Solange

    Minha mae faleceu dia 07/07/12, me coração sentia muita tristeza e aflição, apesar de ser espirita…doia demais…procurei consolo em tds os livros, palavras eram vazias, orei muito, mas o desprendimento da matéria e muito dificil..Essas palavras me confortaram muito, obrigada

  • Simoned

    Perdi minha mãe faz 4 dias e tudo parece um pesadelo, tó tentando ter força para não cair em uma depressão a dor é muito forte, tem hora que até tó bem otras horas parece que estão dando uma facada em meu coração, peço à Deus que ela esteja bem e que eu consigo ficar bem também…varias pessoas dizem que não posso ficar assim pq acabo atrapalhando a alma dela e que fico impedindo de ir descansar em paz…meu Deus não quero sentir isso quero que ela descanse em paz, mas o que estou sentindo é mais forte que eu… Não quero que ela sofra pq estou triste…O que fazer??

    • fmmb

      só tem de rezar, porque a oração é alívio para os que partem. sei bem o que é a partida dos que gostamos. Dói muito e é melhor nem pensar…porque a recaída consegue ser mais grave ainda. quem sofre são eles que abandonam tudo para nos vir ter connosco. De facto, acabamos donos de um egoísmo tremendo, que é difícil superar, mas conseguimos..

  • Augustalima1

    sigo a doutrina espirita desde meu nascimento,pois para minha sorte nasci em um lar espirita,gosto de ler livros espiritas;em especial ;Chico Xavier ,pois todos que através dele nos enviou ….mensagens,orientações que só nos passa á realidade,para nossa caminhada p/ o alem …Deus abençoe

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1037425753 Dea Ribeiro Gomes

    pois ainda temos que evoluir muito!!! mas só o fato de enterdermos ja é um inicio!

  • Noelia

    Belíssima oração esta e que tão bem transmite a relaidade espirital!!!

  • Noelia

    Belissíma Oração!!! Trasmite-nos tão bem a realidade espiritual!!!

  • Flavio de Moraes

    Como eu gostaria de ter esta certeza. Recentemente recebi uma suposta carta psicografada por um grande amigo já falecido. Nós tínhamos um pacto, uma senha. E nesta carta além de não conter esta senha não havia o seu estilo, o seu perfil. Talves a minha mente seja por demais viciada em ciência, por isto preciso de provas, uma afirmação extraordinária requer provas irrefutáveis. Caso contrário ficamos apenas no nivel de fé, onde não é necessário ciência. O que muito me espanta, é que no mundo espiritual sabedores da nossa dificuldade em identificar, em acreditar numa vida além da morte., deveriam criar mecanismos métodos que nos facilitassem a compreensão. Não desejo abalar a crença de ninguém, estou apenas citando o que eu absorvi de mais de 20 anos de kardecismo.

    • fmmb

      E o seu amigo tinha autorização para se identificar da forma que o Fávio esperava? A evolução do espírito constrói-se com esforço e não com facilitismo…por alguma razão, você nasceu com o registo de precedentes vidas apagado. Quem sabe se essa carta não foi um instrumento de prova, quantas vezes você acreditou ou pensou que entendia ( e aceitava como percebida) a doutrina de kardec? Não estará a sucumbir emotivamente porque o seu amigo não se revelou da forma que você desejava? Será, então, que compreendeu os «20 anos de kardecismo»? Afinal, o corpo entorpece o espírito e este, uma vez livre atua sem os vínculos do corpo.
      Naturalmente, que esta é apenas uma mera opinião. Quando estamos tristes e saudosos, a verdade é que não discernimos.

  • Bethânia Mansur

    Pois é….

    Entendemos os ensinamentos de Luz da Doutrina.

    Mas a saudade…. ah, essa sim desestabiliza e nos “testa” o egoísmo e a curiosidade…

    Mas sabe, a Doutrina pelo menos nos ajuda a passar pelo “momento da morte” de um modo diferente, né mesmo?

    Nossa postura no velório, durante o enterro, irão refletir o que acomodamos dos estudos na Doutrina…

    Por experiência própria, no enterro/velório de uma das minhas irmãs, não colocamos flores nem ornamentações no caixão ou no ambiente. Aliás, o velório se deu numa “capela ecumênica”, ao som de músicas espíritas e leituras a cada 1h do Evangelho. Ao momento do sepultamento, minha mãe pediu que um amigo lesse a “PRECE DE CÁRITAS”. Foi emocionante e confortador…. Fica a dica.

    No velório/enterro da minha outra irmã, exatamente 1 ano antes, não pude “interferir” com minha postura como Espírita, por ela já ter família constituída e tal. E observo que os “rituais” tornaram o momento mais dramático e penoso. Um clima de muita tensão e inconformidade.

    Santo Agostinho, como sempre, esclarecedor.